Como responder as perguntas em uma entrevista de emprego.




Sua preparação deve começar com a coleta de informações sobre os dois lados desta entrevista, você e a empresa.

Com relação as informações da empresa, faça pesquisas no google, nas redes sociais e no site para saber qual é a área de atuação, o que desenvolve, qual é a missão da empresa, seus produtos, serviços, programas de incentivos aos colaboradores e tudo mais que você achar relevante.

Com relação a você, é importante ter em mente que quem participa ativamente de redes sociais tem uma espécie de currículo comportamental ou currículo social que é fonte de informações que podem gerar eventuais perguntas sobre alguns desses aspectos. Pesquise sobre si mesmo na internet, assim como podemos obter informações sobre empresas, elas também podem saber de nós.

Mantenha uma atitude pró-ativa, questione-se sobre o que poderia ter feito melhor em seu último emprego, se tem o perfil adequado para o emprego, de que modo pode contribuir para o desenvolvimento da empresa. Procure também identificar e listar problemas que resolveu, como superou suas expectativas e como isso influenciou seu crescimento profissional.

As perguntas que listamos abaixo vão te auxiliar neste processo de auto-entrevista, elas são comuns em entrevistas de emprego e é bom que você saiba delas, mas não significa que tem que decorá-las, precisa praticá-las para ir refinando suas respostas, sempre com uma atitude positiva e construtiva. Então vamos à elas.

1. Fale sobre você.

Aqui não cabe respostas do tipo - time de futebol preferido, gosto musical, religião, dentre outras preferências pessoais. É uma entrevista de emprego, foque nas suas experiências profissionais positivas, suas conquistas, quais são os seus projetos, como acha que pode crescer em sua profissão. Se está a procura do primeiro emprego, valorize os aspectos importantes da sua educação e o quanto é capaz de contornar a falta de experiência e como está motivado para trabalhar.

Espera-se que o candidato tenha algumas experiências para relatar e esta é uma hora para falar sobre elas. Uma vez identificadas, procure mostrar ao entrevistador que estas habilidades, aliadas ao que irá aprender trabalhando para esta empresa, ajudará promover ainda mais o desenvolvimento de suas atividades.

Não tenha auto-piedade e dispare frases do tipo: "preciso tanto trabalhar e ninguém me dá chance", ou "como ter experiência se ninguém me dá emprego?" Lembre-se: habilidades podem ser adquiridas.

Se foi convidado para a entrevista e seu currículo não está mentindo, tanto você como o entrevistador sabem se tem ou não experiência, ele já te deu um voto de confiança e só quer que você o convença. Deixe de lado os fatos negativos e concentre-se nos positivos.

2 - Porque está procurando emprego ou porque quer trabalhar em nossa empresa?

Esta pergunta quase sempre vem acompanhada de: por que deixou o último emprego?

Seus motivos podem ser: esta empresa fica mais perto de sua casa, tem um bom plano de saúde, oferece chances de promoções, tem um chefe que valoriza os funcionários, oferece creche para os filhos, paga um bom salário, enfim, tem todas as condições para ser o emprego dos sonhos. São desejos comuns e há muitas empresas oferecendo trabalhos assim. Nelas, a concorrência para conseguir uma vaga é grande.

Não coloque o salário como motivação principal, não exagere nas suas motivações e não minta. Trabalhar em uma empresa que fique mais perto de casa é o ideal para todos, se você tem filhos e precisa de creche e a empresa oferece, por quê não? Suas razões poderão ser bem aceitas, afinal de contas, todos procuram crescer e as empresas reconhecem isso.

Também cabe dizer que tem interesse pelo tipo de trabalho que a empresa desenvolve, que suas qualificações poderão ser bem aproveitas e, desse modo, você e a empresa, sairão ganhando.


3. O que sabe sobre nossa empresa?

Fazendo a pesquisa que recomendamos no início deste artigo você não terá dificuldades em responder, mas, se não teve esta oportunidade, seja qual for o motivo de reunir as informações mais relevantes, não se desespere, fale a verdade, que não teve tempo ou acesso a todas as informações e que gostaria muito de conhecer melhor a empresa e seus projetos. Mostre-se interessado em todos os casos.


4 - Quais são as suas maiores qualidades e seus maiores defeitos?

Em outras palavras: pontos fortes e fracos.

Não diga que não gosta de trabalhar sob pressão, que não se dá bem com chefe chato ou que não tenha defeito, todos nós temos. E é por isso que vai ter que entregar algum, e que seja pequeno e lhe dê a oportunidade de falar o que está fazendo para melhorá-lo.

Suas qualidades são o que você deve usar a seu favor nesta hora, não perca a oportunidade. Dizer que sabe trabalhar sob pressão, que se dá bem com todos e inclusive seus superiores, que sabe resolver problemas e percebe suas causas e gosta de estar atualizado e procura sempre fazer algum curso para isso são boas respostas. Aproveite para dizer se fez recentemente algum curso relacionado ao cargo pretendido, ou já está planejando iniciar algum curso profissionalizante.

Tenha cuidado para não exagerar ao falar de suas qualidades, mas não deixe de expô-las com entusiasmo.



Faça cursos sobre como se preparar para conseguir emprego.

Há diversos cursos que oferecem treinamento online na internet, um dos que oferecem as melhores chances de conseguir seu emprego mais rapidamente é o Emprego Certo. Você será guiado em vídeo por especialistas em emprego no passo a passo que REALMENTE FUNCIONA, desde a elaboração do currículo correto até o que falar nas entrevistas. Além disso, você usa aplicativos inteligentes e simuladores de entrevistas.



Lembre-se:

Curso Photoshop


Responsive image

Curso Photoshop


Responsive image

Artigos relacionados



Como preparar-se para fazer uma boa entrevista de emprego.

Se você está em busca do primeiro emprego ou uma recolocação profissional já deve saber o quanto é importante saber o que fazer na entrevista de emprego. Elaboramos as dicas e perguntas mais comuns que irão ajudá-lo a fazer uma boa entrevista... Continuar lendo



Dicas para a hora da entrevista de emprego.

É natural que uma entrevista de emprego provoque certo nervosismo nas pessoas, afinal de contas é um julgamento. O medo de errar e não conseguir agradar pode deixar até os mais experientes candidatos inseguros. Mas anime-se, se .... Continuar lendo